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Realizar lives no Instagram pode ser uma ferramenta poderosa para criar relacionamento com o público, gerar reconhecimento de marca, conquistar mais leads e potencializar suas vendas.

O “pode ser” só entra nessa narrativa porque até para fazer uma live precisa-se seguir algumas premissas e orientações, por isso esse artigo.

Uma rede social poderosa

Lançado em 2010, o Instagram se tornou rapidamente uma das redes sociais mais habitadas e poderosas. A sua dinâmica foi se adaptando ao comportamento dos usuários e unindo em um só lugar boas práticas como: Foco na imagem, postagens patrocinadas moderadas,  linha de histórias e perfis verificados. 

Em 2018 o Brasil tinha cerca de 64 milhões de usuários. Em 3º lugar no ranking mundial da rede social, o país perde apenas para os Estados Unidos, com mais de 121 milhões de usuários, e Índia, com 71 milhões. 

De 2018 pra cá, os números de usuários do Instagram subiu de forma substancial e em uma análise mundial, são mais de 1 bilhão de pessoas nessa rede social hoje.

Confira o gráfico atualizado com países líderes em números de usuários do Instagram (2020)

Usuários mensais do Instagram 2018/2019 Foto: Reprodução

Como fazer uma live no instagram? 

Primeiro, saiba que não precisa ter equipamentos de gravação profissional, inclusive, no mundo de hoje, a maioria dos celulares e smartphones já possuem capacidade de gravação em qualidade HD e com ótima captação de áudio. 

Você pode usar ainda notebook e acessórios, conforme listamos abaixo.

Preparação

Listamos abaixo o que é necessário para dar  pontapé inicial na sua live 

✔ Acesso a Internet (fundamental) – veja se a conexão está estável.

✔ Notebook, tablet ou Smartphone 

✔ Tripé (se for usar o Smartphone ou tablet) ou apoio (se for gravar em ambiente estático)

Passo a Passo

Na sua página principal do Instagram, clique na sua foto como se fosse acrescentar um stories, como no exemplo abaixo:

Depois disso, você verá na tela algumas opções. Selecione o modo “ao vivo” e comece o vídeo.

Importante: durante a transmissão é possível visualizar quantos seguidores estão assistindo, interagir com eles e aceitar participação de outras pessoas durante a sua live, em uma conferência. 

Se você desejar encerrar a transmissão, basta clicar em “Encerrar”, que está no topo à direita e, em seguida, em “Encerrar vídeo ao vivo”. Logo em seguida, você consegue ver os dados da sua transmissão, e claro que você também pode realizar o download para o seu dispositivo e escolher se deseja compartilhá-lo, ficando disponível durante 24 horas.

Recursos

São muitas as possibilidades que a live permite, entre elas:

Nas configurações do Instagram, é possível definir se a live será oculta para algum seguidor específico ou se eles podem compartilhar a sua gravação.

Agora que você já sabe como fazer uma live, entenda a melhor forma de usar essa ferramenta e porque colocá-la em sua estratégia.

Geração de Oportunidades

Esse recurso tem a capacidade de entregar para o seu público um conteúdo em tempo real, permitindo algo que é muito importante na era digital: interação!

Quando se inicia uma live em sua página, ela sempre vai aparecer em destaque para outros usuários, antes dos stories tradicionais.

A transmissão ao vivo, não deixa de ser um gatilho de escassez e/ou gatilho mental de urgência, pois o usuário sabe que aquele conteúdo é único e pode ou não ficar disponível 24 horas após a transmissão, chamando assim a responsabilidade para participar e consumir aquele conteúdo no momento que está acontecendo. 

Uma estratégia de marketing digital que explore vídeos e transmissões, geram 21.2% mais interação do que apenas imagens estáticas.

Assim como a live é uma ferramenta poderosa para gerar negócio, a transmissão ao vivo pode ser uma armadilha se você não souber como usá-la da melhor forma para o seu negócio

É fundamental que você conheça a sua audiência e tenha em mente qual mensagem quer passar com aquela comunicação específica. Gerar oportunidade, reconhecimento de marca, transmitir um conteúdo específico, remarketing, comarketing…

O principal é saber que, independente da mensagem que você quer levar, como a sua audiência gostaria de consumi-lo.

Mas e como eu sei quem é a minha audiência e qual o seu comportamento? Invista em criação de persona, estudo de marketing e tenha ao seu lado especialista de digital.

Melhores Práticas

Cada negócio é único e sua audiência idem, portanto, aqui algumas dicas de como potencializar essa experiência com a live:

➡ Planeje mas não no automático: A live é justamente um momento de interação orgânica entre marca e público, saiba o que será dito durante a transmissão, tenha preparado um conteúdo para todas as etapas desta.

Quais são as etapas: 

  1. Criação da audiência: aguarde uns minutos até que mais gente entre em sua live, mas para isso, entretenha que já está lá, tenha um bom jogo de cintura ou organize informações que não dispersem o público e crie um vínculo para o que está por vir.
  2. Escopo principal: o motivo pela qual a live está acontecendo
  3. Pós e adicionais: já prepare a sua audiência para os próximos passos, novas lives ou sua rotina no digital, como podem continuar te acompanhando.

➡ Prepare o ambiente: A live pode acontecer de “n” formas. Percorrendo um ambiente, mostrando um cenário, de forma estática transmitindo conteúdo. Mais uma vez, audiência x necessidade.

Assim, se preocupe com uma internet com conexão estável, repense se faz sentido realizar uma transmissão ao vivo em local com o som ambiente sobrecarregado.

Se coloque no lugar do usuário que estará assistindo a sua transmissão, você quer ver alguém em um local vazio, com áudio ruim, interferência…? Pois é!

➡ Divulgue, divulgue e divulgue: Por mais que uma live fique em destaque nos stories dos usuários, é preciso convidar o usuário.

Poste sobre no feed, grave stories tradicionais anunciando hora e dia da live, lembre-se que no digital, você concorre com muita gente, timing é tudo e quem vai definir se a audiência será fiel ou não é o conteúdo, mas para chegar nele, DIVULGUE!

Pronto, agora você já sabe bastante sobre a live, que tal usar essa ferramenta como estratégia digital?

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