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O ano está acabando e nunca se falou tanto em Marketing Digital, na verdade, a era digital está a todo vapor e as transformações começam com a mudança de comportamento em diversas áreas, o consumidor por exemplo passou a ocupar um novo papel, se antes já era o protagonista agora é uma figura ainda mais exigente, reflexo de um mundo onde as ofertas aumentaram e a possibilidade de escolha também.

Muito se ouviu falar em estratégias digitais, as redes sociais ganharam mais visibilidade e se tornaram ferramentas e canais poderosos de divulgação e vendas, mais do que isso, são redes de relacionamento direto com o cliente, ponte para prospecção de perfis engajados, uma perspectiva de vitrine para empresas em todos os aspectos, inclusive colaborando com recursos humanos nas campanhas e captações de colaboradores mais qualificados e dentro da cultura organizacional da empresa.

Muitas estratégias importantes começaram a ser exploradas esse ano e serão ainda mais utilizadas em 2020, assim como caminhos novos estarão nos esperando, vamos ver o que será tendência e ajudará a sua empresa a alcançar outro patamar no quesito marketing digital? 

H2H (Human to human)

Uma estratégia focada em pessoas e na qual as relações entre empresas e clientes crescem com base na confiança a longo prazo e relacionamento, geração de empatia e senso de pertencimento.
O H2H gera engajamento dos potenciais clientes junto a marca e encontra brechas para que empresas consigam entregar as suas mensagens e se aproximarem do seu público.

É importante lembrar que mesmo empresas B2B e B2C, no fim das contas, falam com indivíduos. Por trás de instituições e negócios, existe uma pessoa que responde aos seus próprios estímulos. E é por isso que uma estratégia de marketing deve ser criada com foco no indivíduo.

O que fazer no marketing H2H? 

Podcasts

Você sabia que podcasts existem há mais de 15 anos? Isso mesmo, porém nunca se falou tanto neles como em 2019.

O protagonismo dos podcasts podem ser relacionados ao boom dos streamings e ascensão de empresas como Spotify e Deezer. No universo podcasts, existem entrevistas, curiosidades, tutoriais, debates e reportagens. Na verdade, são inúmeras as possibilidades e formatos e isso é o que faz a diferença, tornando essa, uma plataforma que se encaixa em qualquer modelo de trabalho. 

O forte do podcast é a possibilidade de consumir um conteúdo realizando outra atividade simultaneamente, como dirigir por exemplo. 

FONTE: The Podcast Consumer; Forbes

Como usar o Podcast em sua estratégia de Marketing? 

Conteúdo por Etapas do Funil

Marketing de conteúdo já não é mais tendência, é uma realidade e vem fazendo a diferença com quem utiliza.

Em 2020 será ainda mais importante investir em conteúdo exclusivo, relevante e segmentado. 

Você sabe o que são as etapas do funil? 
No marketing trabalha-se com 3 etapas: Topo, Meio e Fundo do Funil. 


O topo de funil é representado pelo conteúdo de atração e as primeiras formas de contato e relacionamento entre usuário e a empresa. Ou seja, aqui o usuário ainda não sabe muito bem sobre problemas profundos e necessidades, precisa-se trabalhar formas de gerar interesse e conquistar sua atenção. 

Conteúdos para essa fase: Artigos, webinars e vídeos. 

No meio do funil, considera-se que o usuário já tenha alguma interação com o seu conteúdo, nessa etapa ele está mais próximo a se tornar um potencial de venda e já está disposto a deixar os contatos contigo. Aqui, ele sabe que tem um problema e já considera resolvê-lo.

Conteúdos para essa fase: E-books, podcasts e infográficos

O fundo do funil é muito importante, o lead acima já está considerando a compra e definindo a solução, ou seja, ele sabe sobre o assunto, conhece a necessidade e já considerou a solução, está agora definindo com quem irá fechar negócio.  

Conteúdos para essa fase: Cases de sucesso/depoimentos, reviews e comparativos.


Agora que você já conhece 3 grandes tendências do Marketing Digital para 2020, hora de começar o planejamento e transformar a sua empresa, corre que ainda dá tempo.

Acesse também o nosso conteúdo sobre personas para encontrar a sua e fazer um planejamento de marketing de sucesso.

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