O que é?
O Inbound Marketing é uma estratégia do Marketing Digital com o objetivo de posicionar a marca, criar autoridade, atrair a atenção do consumidor, educá-lo, gerar oportunidades e vendas através de conteúdos relevantes
O Inbound Marketing possui atividades que precisam ser realizadas e fases importantes que aceleram o desenvolvimento da oportunidade e elevam o nível de assertividade.
A diferença para o Marketing Tradicional está justamente na comunicação, segmentar e definir quem é o potencial cliente faz com que a mensagem chegue ao destinatário certo. Saber quem é o cliente te ajuda a construir conteúdo relevante para aquele perfil específico, o investimento é direcionado e a taxa conversão aumenta. Se a sua empresa trabalha com diferentes produtos ou segmentos, destrinchar cada um é essencial.
Sabendo qual o perfil do seu público, você terá que se aprofundar ainda mais e colocá-lo dentro de uma figura, ou seja, uma pessoa. É uma representação de quem vai adquirir o seu produto/serviço, com características e comportamento.
O importante na construção da persona é entender como ela gosta de se comunicar, quais são as suas fontes e referências, principais hábitos e costumes, para que então a sua empresa possa construir de forma relevante uma comunicação com ele.
É o caminho percorrido por um lead (potencial cliente) antes de efetuar a compra. Independente do nicho da empresa, todo cliente tem uma jornada, e ela passa por 4 etapas: Aprendizado e Descoberta, Reconhecimento, Consideração e Decisão, só dominando as peculiaridades de cada uma que a empresa consegue tornar essa jornada mais intensa ou rápida.
Agora que já se sabe o perfil de atuação, para quem será comunicado e o caminho percorrido, esse lead entra no funil de vendas, onde ele passará por etapas até chegar a sua decisão final.
O que é?
Esses são dois passos fundamentais no Inbound Marketing e que precisam de maior atenção. O famoso funil de vendas é uma premissa de qualquer estratégia comercial e presente no Inbound, como visto acima, na verdade, aqui temos um funil próprio e dividido em 3 fases: Topo, Meio e Fundo, e o caminho que o consumidor percorre dentro desse funil é sua jornada de compra (que é dividida em 4 etapas).
Veja abaixo mais detalhes sobre as etapas do funil, jornada do consumidor, e conteúdos relevantes para cada uma:
Fase da Jornada: aprendizado e descoberta
O consumidor ainda está despertando a atenção para o assunto, ele ainda não sabe da necessidade, ou problema.
Tipo de conteúdo: post em redes sociais e artigos
Nessa etapa o público está pesquisando temas abrangentes e acabam atraídos por artigos e conteúdos em redes sociais.
Fase da Jornada: reconhecimento
Começa a despertar para o problema que ele tem, na etapa anterior ele aprendeu sobre o assunto, aqui ele tomou ciência da necessidade.
Tipo de conteúdo: Conteúdos especiais (e-book, Guias, Templates)
Nessa etapa o prospect se aprofunda mais nos assuntos e já quer um material específico e relevante, aqui ele vai se transformar em Lead, portanto, precisa ter certeza sobre o assunto em questão.
Fase da Jornada: consideração
Já sabendo que tem um problema ou necessidade, nessa etapa ele está considerando a solução, após pesquisas mais aprofundadas, ele tem possibilidades para a escolha.
Tipo de conteúdo: técnicos (datasheets, pesquisa de mercado)
O lead está já maduro no assunto, ele agora precisa se aprofundar na sua oferta, o que o mercado pede e como ele vai se solucionar o problema. Essa é a etapa de sinal verde para o departamento comercial entrar em jogo.
Fase da Jornada: decisão
Muito próximo de fechar negócio, o consumidor já sabe sobre o assunto, está consciente com relação a sua necessidade, conhece as opções disponíveis, hora de decidir entre os diferenciais de cada uma.
Tipo de conteúdo: casos de sucesso.
O lead já sabe que vai comprar, mas de quem? Importante mostrar – assim como na etapa de consideração, ambas fundo de funil – o diferencial da sua empresa, técnico, atendimento, comercial, indicações… transforme em conteúdo e use em prol do fechamento da venda.